QUALIDADE

PORQUE ESCOLHER OS TREINAMENTOS DA SIG CONSULTORIA EMPRESARIAL E JURÍDICA!

Dirigido por executivos altamente capacitados da iniciativa privada, com treinamentos únicos no mercado e uma dinâmica que prioriza a prática e garante a eficiência do treinamento.

Atualmente, a capacitação profissional e a competência dos colaboradores são fatores fundamentais e indispensáveis para atingir os resultados esperados.

Diante disso, desenvolvemos treinamentos técnicos e específicos para cada necessidade das organizações, visando prover esse público de todas as competências necessárias ao pleno desenvolvimento de suas atividades, e por consequência capacitar a sua empresa e reter seus talentos individuais.

ALGUNS DE NOSSOS TREINAMENTOS SOBRE QUALIDADE

IATF 16949 – GESTÃO DA QUALIDADE PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
LEITURA E INTERPRETAÇÃO

Este treinamento é destinado para as empresas que estão se preparando para a certificação IATF 16949 e precisa lidar com a implementação dos novos requisitos.

Será apresentado os requisitos de ambas as normas IATF 16949 e ISO 9001, receberá orientação específica sobre como interpretar os requisitos e sobre o que precisa ser feito para implementar estes requisitos na empresa, os profissionais envolvidos na implantação e manutenção do sistema de gestão, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

Proporcionar aos participantes o entendimento dos requisitos da ISO 9001 e IATF 16949 e as principais mudanças em relação a ISO/TS 16949:2009.

ABNT NBR ISO 9001
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
CONCEITOS FUNDAMENTAIS E INTERPRETAÇÃO DOS REQUISITOS

Proporcionar aos participantes o entendimento dos requisitos e das mudanças da nova versão da norma ISO 9001:2015.

A ABNT NBR ISO 9001 é a norma que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.

O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de forma consistente e preventiva, prover bens e serviços de acordo com as suas especificações.

Gerentes, coordenadores e outros profissionais responsáveis pela implementação do sistema de gestão da qualidade, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades, assim como outros profissionais envolvidos na manutenção do sistema de gestão. 

ABNT NBR ISO 9001
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS

Proporcionar aos participantes o entendimento dos requisitos e das mudanças da nova versão da norma ISO 9001:2015, assim como apresentar os conceitos fundamentais relacionados à auditoria do sistema de gestão e capacitar os participantes a planejar, preparar e realizar uma auditoria do sistema de gestão da qualidade, baseadas nas diretrizes da norma ABNT NBR ISO 19011.

Gerentes, coordenadores e outros profissionais responsáveis pela implementação do sistema de gestão da qualidade e das auditorias na organização, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades, assim como outros profissionais envolvidos na manutenção e auditorias do sistema de gestão da qualidade.

FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
IATF 16949:2016, ISO 9001:2015; ISO 14001:2015; ISO 45001

Proporcionar aos treinandos o entendimento das modificações normas IATF 16949:2016, ISO 9001:2015; ISO 14001:2015; ISO 45001:2018, assim como apresentar os conceitos fundamentais relacionados à auditoria do sistema de gestão e capacitar os participantes a planejar, preparar e realizar auditorias baseadas nas diretrizes da norma ABNT NBR ISO 19011.

Gerentes, coordenadores e outros profissionais responsáveis pela implementação do sistema de gestão integrada, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

ABNT NBR ISO IEC 17025:17
CONCEITOS FUNDAMENTAIS E INTERPRETAÇÃO DOS REQUISITOS

Apresentar de forma prática o entendimento e interpretação dos requisitos da Norma ABNT NBR ISO IEC 17025:17 para realização de auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios.

Para os profissionais envolvidos com a implementação e desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratório pela Norma ABNT NBR ISO IEC 17025, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

APQP BÁSICO

 Propiciar aos participantes uma visão clara de como aplicar e gerenciar o desenvolvimento de produtos e processos, com base no APQP.

Preparar os participantes para a realização e o acompanhamento de auditorias no APQP.

Capacitar os participantes para o desenvolvimento de Planos de Controle (Protótipo, Pré-lançamento e Produção).

Profissionais de diversas áreas (engenharia, qualidade, vendas, produção, etc.) que participam do processo de desenvolvimento e/ou gerenciamento de produto e processo, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

APQP AVANÇADO

Propiciar aos participantes uma visão clara de como aplicar e gerenciar o desenvolvimento de produtos e processos, com base no APQP.

Demonstrar a importância e os benefícios da utilização de ferramentas preventivas ao longo do desenvolvimento de um produto ou processo, como por exemplo, FMEA.

Demonstrar importância da equipe multidisciplinar ao longo do desenvolvimento do APQP e apresentar técnicas de gerenciamento de equipes.

Profissionais de diversas áreas (engenharia, qualidade, vendas, produção, etc.) que participam do processo de desenvolvimento e/ou gerenciamento de produto e processo, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

PPAP BÁSICO

Capacitar a elaboração da documentação PPAP, com ganho de tempo e confiabilidade.

Apresentar os requisitos e suas mudanças incorporadas na 3ª e 4ª edições.

Proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar exemplos práticos através de trabalhos que deverão ser desenvolvidos em grupos durante o curso.

Gerentes, supervisores e profissionais da área da qualidade devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

PPAP AVANÇADO

Propiciar aos participantes uma visão gerencial sobre o PPAP.

Preparar os participantes para que possam identificar e prevenir erros ao longo do desenvolvimento do PPAP.

Demonstrar métodos de gerenciamento da equipe multidisciplinar ao longo do desenvolvimento do PPAP.

Profissionais de diversas áreas (engenharia, qualidade, vendas, produção, etc.) que participam do processo de desenvolvimento e/ou gerenciamento do PPAP, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

IMDS E SUA INTEGRAÇÃO COM APQP E PPAP

Propiciar aos participantes uma visão clara da importância da ferramenta IMDS no cenário automobilístico mundial e sua integração com o APQP e o PPAP.

Engenheiros, técnicos e responsáveis pela utilização e gerenciamento da ferramenta IMDS ao longo dos processos do APQP e PPAP, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

FMEA AIAG & VDA
ANÁLISE DE MODOS E EFEITOS POTENCIAIS DE FALHA DE MÁQUINA (NOVA VERSÃO).

Capacitar os participantes na elaboração da documentação FMEA, com eficiência;

Proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar exemplos práticos, através de trabalhos práticos durante o curso.

Profissionais das áreas de manutenção, engenharia, qualidade e produção que participam do processo de desenvolvimento de FMEA, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

CEP BÁSICO

Propiciar aos participantes uma visão abrangente da ferramenta CEP (Controle Estatístico de Processo) como instrumento gerencial.

Diretores, gerentes, supervisores e pessoas que administram processo / sistemas em geral, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

CEP AVANÇADO

Propiciar ao participante domínio dos conceitos e técnicas do CEP, em especial para decidir onde aplicar gráficos de controle, qual gráfico aplicar, com que frequência e tamanho de amostra e como reagir a indícios de problemas.

Satisfazer as necessidades de conhecimentos para aplicação adequada em Planos de Controle de Sistemas da Qualidade, como exigido pelas Normas ISO 9001 e pela IATF 16949, em especial para Controle do Processo e PPAP.

Diretores, Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Supervisores, profissionais das áreas de: Qualidade, P&D, Produção, Suprimentos e Marketing, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

MSA BÁSICO

Capacitar os participantes a planejar e elaborar estudos de MSA conforme 4ª edição.

Preparar os participantes para avaliação eficaz dos Sistemas de Medição.

Engenheiros, técnicos e profissionais das áreas da qualidade, metrologia e processos, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

MSA AVANÇADO

Propiciar e aprofundar a análise de estudos dos Sistemas de Medição com base no modelo do MSA 4ª edição. 

Desenvolver visão gerencial sobre o processo de gestão de Sistemas de Medição.

Equipe multidisciplinar formada pelas áreas de engenharia de processos, metrologia, auditores internos, qualidade e demais envolvidos, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

FERRAMENTAS DA QUALIDADE
APLICAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOS

Propiciar e capacitar os participantes nas principais ferramentas da qualidade, bem como sua aplicação e análise.

Preparar os participantes para aplicação e gerenciamento das ferramentas como foco em resultados.

Capacitar os participantes para que possam diagnosticar, prevenir a tratar falhas ao longo da utilização dessas ferramentas.

Profissionais de diversas áreas (produção, engenharia, qualidade, recursos humanos, vendas, compras, assistência técnica, etc.), e demais envolvidos nos processos que necessitam adquirir conhecimento e capacitação, e que participam ou gerenciam reuniões de grupos, com a utilização dessas ferramentas.

GP09
RUN @ RATE

Propiciar aos participantes, adquirir o conhecimento desta excelente ferramenta, é um método desenvolvido pela GM para verificar se o processo atual dos fornecedores é capaz de atender a todos os requisitos do cliente.

Verificar se o processo é capaz de produzir com qualidade conforme declarado no Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP), e se é capaz de atender ou exceder a taxa de produção orçada.

Apresentar os requisitos da metodologia GP-9 (Run @ Rate) que visa medir se o processo de manufatura atende aos requisitos específicos de demanda por parte do cliente, e capacitar os participantes a conduzirem o processo Run @ Rate, conforme definido no procedimento GP-9.

Gerentes, Engenheiros e Técnicos de Produto e Processo, Supervisores de Produção e Analistas da Qualidade e Coordenadores de Logística e Expedição (todos os envolvidos nas atividades produtivas), devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

CQI-9
INTERPRETAÇÃO E FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO

Capacitar os participantes a planejar e conduzir adequadamente uma auditoria de processos baseada no CQI-9 3ª edição.

Interpretar os requisitos de tratamento térmico do CQI-9 – 3ª edição.

Desenvolver competência e habilidades dos auditores.

Capacitar os participantes a atuarem como representantes (auditados) em uma auditoria de processos.

Atender a requisitos específicos de GM, Ford e Fiat; 

Técnicos, Engenheiros, analista, funcionários ou prestadores de serviços envolvidos nos processos de tratamento térmico, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

CQI-11
INTERPRETAÇÃO DE REQUISITOS E FORMAÇÃO DE AUDITORES

É um programa voltado a discutir a interpretação dos requisitos do CQI-11 2ª edição, avaliação de processos de tratamento de superfície (galvanoplastia);

É um programa para capacitar os participantes a realizar corretamente a avaliação de uma empresa com base no CQI-11 2ª edição;

Obter conhecimento dos requisitos, auxilia na preparação da empresa para ser auditada pelo cliente e prepara a equipe auditora para realizar a avaliação interna; 

Capacitar os participantes a planejar e conduzir adequadamente uma auditoria de processos baseada no CQI-11 2ª edição;

Interpretar os requisitos de tratamento de superfície (galvanoplastia) do CQI-11 2ª edição;

Desenvolver competência e habilidades dos auditores;

Capacitar os participantes a atuarem como representantes (auditados) numa auditoria de processos;

Atender a requisitos específicos de GM, Ford, Fiat e outros.

Técnicos, engenheiros, analistas, funcionários ou prestadores de serviços envolvidos nos processos de tratamento superficial devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

CQI-12
INTERPRETAÇÃO E FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO

É um programa voltado a discutir a interpretação dos requisitos do CQI-12 2ª edição, e obter capacitação para avaliação de processos de sistemas de pintura;

É um programa para capacitar os participantes a realizar corretamente a avaliação de uma empresa com base no CQI-12 2ª edição;

O conhecimento dos requisitos auxilia na preparação da empresa para ser auditada pelo cliente e prepara a equipe auditora para realizar a avaliação interna;

Capacitar os participantes a planejar e conduzir adequadamente uma auditoria de processos baseada no CQI-12 2ª edição;

Interpretar os requisitos de sistemas de pintura do CQI-12 2ª edição;

Desenvolver competência e habilidades dos auditores;

Capacitar os participantes a atuarem como representantes (auditados) em uma auditoria de processos;

Atender a requisitos específicos de GM, Ford, Fiat e outros.

Técnicos, engenheiros, analistas e funcionários ou prestadores de serviços envolvidos nos processos de sistemas de pintura devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

MASP BÁSICO
ALINHADO COM CQI-20

Capacitar aos participantes a promover a resolução de problemas simples e intermediários já existentes nas organizações.

Engenheiros e técnicos das engenharias de manufatura, qualidade e produto; supervisores e líderes de produção; áreas administrativas que desejam utilizar metodologia para análise e solução de problemas devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

MASP AVANÇADO
ALINHADO COM CQI-20

Preparar os participantes para aplicação e gerenciamento das ferramentas como foco em resultados;

Capacitar os participantes para que possam diagnosticar, prevenir a tratar falhas ao longo da utilização dessa ferramenta;

Auxiliar os participantes a solucionar problemas de uma maneira sistêmica;

Fornecer uma visão de algumas técnicas de abordagem e solução de problemas, baseado no CQI 20.

Diretores, gerentes, supervisores, analistas e profissionais que atuam na solução de problemas complexos na organização, devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

POKA YOKE
DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA A PROVA DE ERROS

Desenvolver a habilidade para projetos de melhoria de produtos e processos, combinando agilidade e eficácia.

Engenheiros, técnicos e profissionais das áreas da Qualidade devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

KAIZEN

Sensibilizar, motivar e estimular as pessoas a pensarem, de maneira cada vez mais simples, em toda a sua atividade pessoal e profissional e colocarem efetivamente em prática as suas ideias, para que as melhorias feitas possam trazer maiores ganhos para si, para a empresa, seus colaboradores, seus clientes e para a sociedade. 

Diretores, Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Supervisores, profissionais das áreas de: Qualidade, P&D, Produção, Suprimentos e Marketing, etc. devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

GESTÃO E MAPEAMENTO POR PROCESSOS

Sensibilizar, motivar e estimular as pessoas a pensarem, de maneira cada vez mais simples, em toda a sua atividade pessoal e profissional e colocarem efetivamente em prática as suas ideias, para que as melhorias feitas possam trazer maiores ganhos para si, para a empresa, seus colaboradores, seus clientes e para a sociedade. 

A gestão e mapeamento de processos é uma forma de organização e controle de todos os passos-chave do funcionamento de uma empresa.

Mapear os processos de sua empresa de maneira organizada e eficaz é importantíssimo para a estrutura organizacional e uma melhor gestão empresarial. Com ele você poderá descobrir novos “insights” para o amadurecimento e evolução do seu negócio através de análises que irão identificar, priorizar e entender problemas. Tais análises são fundamentais para implementar novos processos chave para o seu sucesso.

Engenheiros e técnicos das engenharias de manufatura, qualidade e produto; supervisores e líderes de produção; áreas administrativas que desejam utilizar metodologia para análise e solução de problemas devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

5S’S - HOUSEKEEPING

Sensibilizar, motivar e estimular as pessoas a pensarem, de maneira cada vez mais simples, em toda a sua atividade pessoal e profissional e colocarem efetivamente em prática as suas ideias, para que as melhorias feitas possam trazer maiores ganhos para si, para a empresa, seus colaboradores, seus clientes e para a sociedade. 

5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.

Os princípios utilizados pelo programa 5S para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total não são diferentes de alguns princípios fundamentais para o crescimento humano e profissional. O Programa 5S normalmente é implementado como um plano estratégico para que alguns aspectos fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à excelência em qualidade.

Diretores, Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Supervisores, profissionais das áreas de: Qualidade, P&D, Produção, Suprimentos e Marketing, etc. devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

SIPOC
UMA FERRAMENTA LEAN MANUFACTURING

Sensibilizar, motivar e estimular as pessoas a pensarem, de maneira cada vez mais simples, em toda a sua atividade pessoal e profissional e colocarem efetivamente em prática as suas ideias, para que as melhorias feitas possam trazer maiores ganhos para si, para a empresa, seus colaboradores, seus clientes e para a sociedade.

SIPOC é uma ferramenta utilizada na etapa “Definir” do método DMAIC, oriunda da metodologia Seis Sigma. Nada mais é do que uma definição do escopo do processo, ou seja, é utilizada quando deseja-se entender quando um certo processo começa e quando ele termina.

Diretores, Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Supervisores, profissionais das áreas de: Qualidade, P&D, Produção, Suprimentos e Marketing, etc. devem possuir capacitação para desempenhar estas atividades.

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